terça-feira, 24 de março de 2009

Manual de Exegese Bíblica

A exegese é um trabalho árduo, exige disciplina, atenção e a correta aplicação do estudo das disciplinas linguísticas e da correta interpretação das Escrituras.

O trabalho aqui desenvolvido por Stuart e Fee faz dela uma ferramenta indispensável para quem deseja fazer uma exegese séria e responsável do texto sagrado.

O ponto forte desta obra está no método que os autores adotam para a exegese bíblica, demonstrando passo a passo o que deve ser feito

Esses passos incluem a análise lexical, histórica, teológica, bem como a análise crítica do texto e de seu género literário. Tudo isso leva o exegeta a fazer um estudo mais amplo e profundo do texto, deixando de lado aquilo que se convencionou chamar de "exegese", ou seja, uma análise costumeira e muitas vezes superficial cio texto bíblico.

Além de ensinar ao leitor a fazer uma exegese passo a passo, os autores também fornecem uma lista relevante com outras obras de referência e materiais que o ajudarão a colocar em prática os passos ensinados.

Ao adotar os passos aqui descritos para fazer a exegese do texto sagrado, é possível aprender, em poucos meses, muito mais sobre as passagens selecionadas do que se aprenderia em anos de exegese superficial. Portanto, este livro não só ajudará o leitor a fazer uma exegese bíblica mais responsável e profunda, como também o capacitará a fazer uma crítica de qualquer exegese superficial, que falhe em tratar o texto bíblico com a atenção e o cuidado devidos.

Manual de Exegese Bíblica - do Antigo e Novo Testamento
Autores: Douglas Stuart e Gordon Fee
Edições Vida Nova - 1 Edição 2008
377 pg.

Maiores informações desta obra consulte: www.vidanova.com.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial