segunda-feira, 19 de abril de 2010

COMO AJUDAR UM NOVO CONVERTIDO 1

Ajudar alguém em seus primeiros passos na vida cristã é um dos maiores privilégios que uma pessoa pode ter na vida. 

Ao mesmo tempo é um enorme desafio ajudá-lo a crescer em Cristo, dar os seus passos e viver com o tempo com suas próprias pernas.


Muitas vezes nos preocupamos com a evangelização e damos pouca ou quase nenhuma atenção àquelas pessoas que tomaram uma decisão ao lado de Cristo. São como bebês que são largados no mundo para viver por conta própria.

É responsabilidade do crente maduro auxiliar outros em sua vida espiritual. Esse é um dos motivos pelos quais a igreja foi deixada neste mundo: para testemunhar aos outros sobre o amor de Deus e também para trazer o crescimento espiritual àqueles que aceitam o Senhor, o que chamamos de discipulado. Como membros responsáveis do corpo de Cristo é nosso dever cuidar destas novas almas que se aproximam de Deus a fim de auxiliá-las em seu crescimento ao lado de Deus.

Eis aqui algumas dicas para ajudar nesta nova etapa:

1. Certifique-se de sua decisão
 

Revise com clareza os pontos de salvação, mostrando a razão porque ele tomou aquela posição.  Estude alguns textos com ele e por meio de perguntas abertas deixe que a pessoa se expresse livremente. Eis algumas dicas de perguntas abertas:
- O que você entende que este texto diz?
- Você poderia me contar como você aceitou a Cristo?
Uma boa pergunta para se fazer neste momento é: Se você comparecesse diante de Deus hoje e Ele lhe perguntasse: o que você tem a oferecer para entrar no céu?

Deixe ele responder com suas própria palavras. Caso ele tenha dúvidas, use as Escrituras para mostrar-lhe o plano de Deus para a sua vida.
 
Preste atenção se sua decisão não foi momentânea; movida por uma emoção ou mesmo alguma necessidade. 


Cuidado para não contar a sua experiência e torná-la normativa e ao mesmo tempo não prestar atenção ao que a outra pessoa diz.

Estes versículos o ajudarão neste estudo:  Jo 3.16, 5.24, 6.39; Rm 3.23; 6.23; 10.9-10; 1Jo 5.11-12
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial