quarta-feira, 14 de julho de 2010

COMO AJUDAR UM NOVO CONVERTIDO - 7

7. Seja Amigo

Um dos pressupostos do discipulado bíblico é que ele se desenvolve diante de relacionamentos saudáveis. Ele é muito mais que um encontro onde um estudo será feito, perguntas serão respondidas e aprendidas certas formas e padrões cristãos.

O discípulado bíblico tem em sua premissa um relacionamento de duas pessoas que procuram crescer em Cristo buscando serem semelhantes a Ele.


Esta amizade tem alguns parâmetros apontados pelas Escrituras que deveriam ser observados.


a. O bom amigo conduz a Cristo


O bom amigo tem como alvo que sua amizade seja mais que uma mera afinidade. Ela tem um elevado padrão ao pensar na amizade como um meio de estimular meu próximo a ser mais parecido com Jesus (Rm 8.29). Isso envolve nossas conversas, o que fazemos juntos e porque fazemos.


Como um bom amigo em Cristo preste atenção como ele lida com o seu coração e suas lutas contra o seus enganos. Ele resiste à mudanças, dando desculpas, e adiando decisões? Ou se ele tem dificuldades para implementar pois não sabe como, ou mesmo tem dúvidas? As decisões de transformação pertencem a ele, e não a você. A amizade tem o propósito de auxiliá-lo a ser mais parecido com Cristo e não a desprezar o seu pecado. Use sua amizade para estimular o crescimento em Cristo (Hb 10.24-25).


b. O bom amigo é leal


A lealdade de um amigo é marcada outra marca de uma amizade cristã. Em primeiro lugar há a sua lealdade a Deus. Esta lealdade se manifesta de modo bem característico quando ele em amor exorta ao seu irmão sobre seus erros e enganos que ele alimenta em seu coração.


Esta lealdade também é manifesta também pela confidencialidade que o amigo demonstra ao não expor assuntos pessoais, particulares (Pv 16.28). Ele sabe manter reservado aquilo que não precisa ser exposto, não expõe o próximo à infâmia, ou mesmo o ridiculariza (Mt 1.18-19). Antes, ele procura preservar a integridade de seu próximo na medida do possível.


Procure ser compreensivo com suas novas lutas e dificuldades. Ajude-o a viver para Deus a cada dia, mostrando que a vitória só é conseguida quando dependemos de Deus e em piedosa obediência ao que Ele nos ensina e ordena.


Lembre-se que você é um instrumento de Deus na vida desta pessoa e ele em sua vida. Ajude-o no que for preciso para andar nos caminhos de Deus. Sua amizade pode em muito contribuir para que suas vidas cresçam à semelhança de Cristo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial