quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

"As Escrituras é o fundamento da igreja; a igreja é a guardiã das Escrituras.

Quando a igreja é saudável e vigorosa, a luz das Escrituras brilham; quando a igreja está doente, as Escrituras são corrompidas pela negligência..."

- Albert Bengel - citado do livro Toward an Exegetical Theology de Walter Kaiser Jr.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Qual é o dia mais importante?

Qual o dia mais importante da sua vida?

Se fizessemos esta pergunta a diversas pessoas teríamos inúmeras respostas, como estas:
  • o dia do meu casamento;
  • o dia em que o meu time foi campeão;
  • o dia da minha formatura;
  • o dia em que meus filhos nasceram;
  • o dia em que consegui comprar a tão sonhada casa;
  • o dia em que me formei;
  • etc...
Realmente estes eventos são importantes, são datas e eventos marcantes na vida de uma pessoa, datas relembradas e inesquecíveis.

Estes dias sempre são relembrados e comemorados com muita alegria. Estes eventos marcaram a nossa vida e, de certa forma, deram um rumo.

Recordamos sempre e nos alegramos ao relembrar tais feitos. Agora, pense comigo: Qual o dia mais importante que já houve na terra? Que evento é tão marcante?

Novamente as pessoas citariam vários eventos:
  • O dia em que Deus criou o homem
  • O dia em que o homem chegou à lua
  • O dia em que terminou a Segunda Grande Guerra
  • O dia em que Moisés saiu com o seu povo do Egito
  • O dia em que foi criada a ONU
  • etc...
Teríamos várias datas que poderíamos catalogar como as mais importantes deste nosso planeta.

Todas importantes e marcantes. Mas tem uma que eu deixei de propósito, e vocês podem imaginar qual é: o nascimento de Cristo. Esta é uma data que quase todo o ocidente comemora.

Em nosso país, no começo de Novembro as lojas, os shoppings, as cidades já começam a colocar o seu enfeite na rua. Na televisão, na internet, em todo o lugar há uma menção ao Natal. O mais curioso é que o aniversariante, passa quase despercebido. Nos enfeites encontramos um velhinho, o bom velhinho, conhecido como papai Noel, prometendo presentear a todos. Encontramos, neve, bichinhos de pelúcia, árvores, enfeites lindos e muito bem feitos. Dá até gosto de ir ver. Em alguns lugares, as famosas músicas de Natal são tocadas a exaustão. A maioria das pessoas até conhecem a sua melodia, mas poucos conhecem as suas letras.

Até as igrejas, que deveriam relembrar de forma especial esta data, fazem uma confusão danada ao misturar os conceitos de hoje, com a verdadeira história.

Entretanto, o primeiro Natal não foi assim. O primeiro Natal, o dia em que nasceu o filho de Deus, o Salvador do mundo, poucos comemoraram. Era um dia comum para os judeus, um dia comum para os seres humanos, tão comum que na hora do parto, o Rei dos reis nasceu em um curral, e foi colocado em um coxo (uma manjedoura). Naquela noite, especial não havia festa na terra, não havia presentes, não havia uma ceia farta, não havia uma falsa alegria.

Naquela noite, poucas pessoas tiveram o privilégio de conhecer e presenciar o nascimento do Messias. Alguns pastores, José e Maria.

Naquela noite nasceu aquele que mudaria para sempre a nossa vida, aquele traria a salvação àqueles que crescem nele.

Neste Natal, ao se reunir naquela noite, relembre a pessoa de Jesus, o Filho de Deus, o Salvador. Adore ao Senhor pelo que Ele é, pelo que Ele fez e pelo que Ele tem permitido em sua vida.

O Natal, o verdadeiro Natal é um dos dias mais importantes que a terra teve, o dia em que o Verbo se carne e habitou entre nós (João 1.14).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Caracteristicas de um bom professor - Disciplinado 2 Parte


Há alguns meses escrevi sobre a vida disciplinada.

Agora, gostaria de falar um pouco de como isso pode ser aplicado à vida do professor crente em Cristo.

Seu Estudo Pessoal

O estudo diligente faz parte de todo o professor. Estudar faz parte da vida de um bom professor.

Todos sabem que estudar é um desafio e muitas vezes em nossa vida corrida e agitada, parece que não sobra muito tempo para estudar.

Gostaria de compartilhar algumas dicas simples que podem nos ajudar em nosso tempo de estudo.

Tenha sempre um livro para ler

Nos últimos anos muitos livros foram lançados pelas editoras brasileiras. Muitos deles questionáveis, mas outros muito bons.

Se você quer sempre aprender mais, reserve sempre um bom livro para ler. Vá a sua livraria de preferência e escolha um bom título.

Em nosso site há várias dicas de livros que já foram lançados e que podem lhe interessar.

Aproveite os espaços em seu dia

Ao longo de nossos dias, sempre temos um espaço de tempo onde podemos investir em alguma leitura. Eu costumo chamar isso de espaços que eu tenho durante o meu dia, como por exemplo, filas de banco, salas de espera, ônibus, metrô, ou seja, locais onde você tem um certo tempo ocioso e pode investir em leitura.

Reserve tempo para estudar

Mesmo que você não esteja dando aula, reserve um tempo por semana onde você vai estudar. Neste período, procure um lugar tranquilo, onde você possa sem pressa, estudar um assunto que é importante para você.

Escolha um local de sua casa onde você não vai se distrair com nada e pode estudar. Para isso, faça um planejamento semanal, das suas atividades, onde você reservará esse tempo para isso.

Aprenda a fazer anotações

Aprenda a anotar coisas que lhe chamam a atenção em seus estudos, em suas leituras, etc. Crie o hábito de anotar as mensagens que ouve em sua igreja. Esta disciplina nos ajuda a nos concentrar em pensar nas implicações do que ouvimos. Com ela, podemos refletir sobre elas durante a semana e podemos ter um bom acervo de estudo que podemos consultar sempre que precisarmos.

Descanse

Muitas vezes percebo que não rendo tudo o que poderia por estar muito cansado. E este cansaço decorre de um mau uso de meu tempo. Nessas horas tenho que me disciplinar e dormir mais cedo, ver menos TV. O descanso nos ajuda a repor as forças para o dia seguinte e para a semana que se inicia. As vezes, fazer algo que não está em nossa rotina de trabalho é uma boa maneira para descansarmos a mente, tais como lavar a louça, ajudar na arrumação da casa, coisas assim.

Aprenda a usar uma agenda

Não deixe as coisas em sua mente, anote em sua agenda.

A agenda é um excelente instrumento de organização do tempo. Com ela podemos ver como vamos nos organizar no dia, na semana, no mês, e ao longo do ano. Ela nos ajuda a ver como estamos usando o nosso tempo e como podemos usá-lo melhor. Ela nos ajuda a nos disciplinar e priorizar o que é realmente importante. Ela te ajuda a dizer não para compromissos desnessários e eventos que as pessoas querem impor a você.

Bem estas são algumas dicas. Espero que elas o ajudem e em seu estudo pessoal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Programa de Aprofundamento Teológico

O Programa de Aprofundamento Teológico - PAT é um treinamento oferecido pela Igreja Batista Pedras Vivas - IBPV com o propósito de capacitar, com excelência, homens e mulheres para interpretar e aplicar corretamente as Escrituras, a fim de que sejam líderes e professores que atuem em suas igrejas locais de modo diligente e eficaz, visando a transformação das vidas à imagem e semelhança de Cristo Jesus.

O programa completo de três anos de treinamento. A cada ano de treinamento serão oferecidas três matérias. Uma matéria é composta por três aulas, totalizando aproximadamente 21 horas/aula por matéria.

O conteúdo programático é o seguinte:
  • Primeiro Ano: Doutrinas, Panorama do Antigo Testamento e Panorama do Novo Testamento;
  • Segundo Ano: Teologia Bíblica do Antigo Testamento, Teologia Bíblica do Novo Testamento e História da Igreja;
  • Terceiro Ano: Teologia Aplicada, Teologia/Igreja Contemporânea e Didática.

As aulas serão ministradas nas dependências da IBPV, começando as 8h30m e terminando as 17h00m sempre aos sábados. O seu investimento para participar deste treinamento será de apenas R$ 40,00 por encontro mais o material didático.

Para mais informações de como se inscrever entre em contato com Davi ou Miriã nos telefones (11) 4177.2942 ou (11) 4365.2231 ou ainda através do e-mail pat@pedrasvivas.com.br.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Como Escolher um Livro - 4


Continuando nas dicas para a escolha de um bom livro vamos dar mais algumas dicas.

Não compre o livro somente pela capa

Geralmente a maioria das editoras tem um cuidado todo especial com a capa de um livro. Desde a escolha do título mais apropriado, o design, tamanho da fonte, dentre outras coisas.

Boas capas não garantem bons conteúdos. Elas podem ser muito bem feitas, serem atraentes, mas o seu conteúdo pode ser pobre ou mesmo ruim.

Isso não quer dizer que bons livros não tem boas capas. Ou mesmo que sou contra o capricho nas capas. Muito pelo contrário, creio que ambos podem e devem estar juntos. Mas somente a capa não garante o bom conteúdo.

Não compre o livro pelo nome do autor

Há livros em que o autor não escreve tão bem quanto outro, ou outros livros que ele já tenha escrito no passado.

Há livros que eu poderia dizer que são requentados, ou seja, ele escreveu um livro muito bom e os outros são variações do mesmo tema, com pouco conteúdo novo.

Procure analisar, como já descrevemos acima, o conteúdo do livro que tem em mãos.

Não compre porque simplesmente ele é bem vendido

Livros que são bem vendidos nem sempre são bons livros em conteúdo teológico. É claro que isso não é uma regra, mas geralmente tais livros falam daquilo que as pessoas querem ouvir, e não daquilo que as pessoas precisam ouvir. Como temos um mundo evangélico muito heterogêneo, temos que ter cuidado com tais literatura.

Novamente, isso não é regra, pois existem bons livros que vendem bem e tem um bom conteúdo. Como acima, vale a dica de analisar o livro com mais cuidado.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Como Escolher um Livro - 3

Eis mais algumas dicas de como escolhe um livro

Leia algumas partes do livro que mais lhe chamam a atenção.

Depois de ler o prefácio e dar uma olhada no sumário, escolha um capítulo para ler alguns parágrafos.

Isto ajuda a perceber como o autor lida com o assunto, a sua maneira de escrever e explorar o tema.

Não é necessário ler o capítulo inteiro mas algumas partes. Esta leitura de relance e com atenção ajuda muito na escolha da leitura.

Procure outros livros no mesmo tema

Geralmente as livrarias separam os seus livros por tema. Então esta é uma boa oportunidade para olhar outros livros que também tratam do mesmo tema. As vezes o livro pode ter uma apresentação mais simples (capa, diagramação, etc), mas o seu conteúdo é muito valioso.

Olhe com cuidado, compare os temas abordados, conteúdo e como ele é desenvolvido.

Repare como ele aborda as Escrituras

O fato de um livro ser chamado evangélico, não o torna doutrináriamente são. O fato de ser recheado de versículos não o torna bíblico. Não é incomum encontrarmos livros com muitos textos bíblicos e pouco conteúdo. Muitas passagens e a maioria delas mau usada e aplicada.

Portanto, a ter um livro em mãos, seria importante notar como ele usa as Escrituras, ou melhor, como ele a aborda e a interpreta.

Bons livros fazem boas exposições do texto bíblico, mostrando como ele está inserido em seu contexto cultural, histórico e gramatical. Ele sabe usar os textos bíblicos de forma apropriada.

Bons livros seguem alguns princípios simples de interpretação:
  • A Bíblia interpreta a Bíblia
  • Os textos bíblicos devem ser entendidos dentro do seu contexto
  • Há somente uma interpretação e várias aplicações.
  • Não existe uma mensagem escondida por trás das palavras, antes, elas devem ser entendidas normalmente, ou seja, da forma como foram escritas.
As grandes confusões teológicas acontecem por causa de uma má interpretação das Escrituras e uma péssima aplicação.

Bem estas são algumas dicas, elas não são completas mas ajudam na escolha do livro. Elas não garantem que você não vai se decepcionar com o livro, mas o ajudam a identificar com mais calma e conhecer um pouco mais da literatura que está em suas mãos.

Bem, como vocês mesmos viram nem sempre é tão simples escolher um livro. Mas eu espero que estas simples dicas o ajudem na escolha dos seus próximos livros.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial