Nossso site agora esta em nova casa. Acesse agora www.bibliotecaevangelica.com

Pesquisar neste blog

sábado, 27 de novembro de 2010

NO CREPÚSCULO DO PENSAMENTO

No Crepúsculo do Pensamento é uma obra abrangente que procura apresentar como o cristianismo, especialmente a tradição reformada aborda diversos aspectos da filosofia e sua abordagem humanista. 

Ele apresenta um articulado desafio à noção popular de que o pensamento teórico e o pensamento filosófico são "neutros" em relação à religião. Esta obra apresenta como cada área do pensamento é de alguma forma influenciado por algum conceito e/ou pensamento filosófico que o norteia.  

Avaliação

Herman Dooyeweerd era holandês, criado na tradição calvinista e admirador das obras de Abraham Kuyper. Este livro é fruto de uma série de palestras que ele apresentou nos anos 50 em diversas academias americanas e foram mais tarde editadas e publicadas por Henry Van Til.

Divido em quatro partes: 1) A pretensa autonomia do pensamento filosófico - mostrando que o pensamento jamais será neutro, antes, será embasado em algum valor; 2) Uma avaliação do historicismo [corrente intelectual que tinha e tem uma prevalência nos meios acadêmicos]; 3) Filosofia e Teologia - onde ele propõe o pensamento filosófico sempre será baseado em algum pressuposto religioso, e portanto, a filosofia cristã precisaria ter em suas bases o cristianismo e 4) Uma antropogia cristã, o ponto alto do livro onde ele discorre como a apresentação que as Escrituras fazem do homem o ajudam a entendê-lo e entender melhor este mundo. 

Indicação 

Pastores e seminaristas apreciarão este primeiro trabalho traduzido de Dooyerveerd. Leitores que apreciam as obras de Francis Shaeffer gostrão muito de ler esta obra.

Àqueles que gostam de boa erudição aliada a uma boa argumentação bíblica apreciarão a leitura deste livro e suas reflexões.

Ficha Técnica
Autor: Herman Dooyeweerd
Editora: Hagnos
Formato: 14x21 - 304pg. - brochura
1 Edição - 2010

veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...