Ele apresenta um articulado desafio à noção popular de que o pensamento teórico e o pensamento filosófico são "neutros" em relação à religião. Esta obra apresenta como cada área do pensamento é de alguma forma influenciado por algum conceito e/ou pensamento filosófico que o norteia.
Avaliação
Herman Dooyeweerd era holandês, criado na tradição calvinista e admirador das obras de Abraham Kuyper. Este livro é fruto de uma série de palestras que ele apresentou nos anos 50 em diversas academias americanas e foram mais tarde editadas e publicadas por Henry Van Til.
Divido em quatro partes: 1) A pretensa autonomia do pensamento filosófico - mostrando que o pensamento jamais será neutro, antes, será embasado em algum valor; 2) Uma avaliação do historicismo [corrente intelectual que tinha e tem uma prevalência nos meios acadêmicos]; 3) Filosofia e Teologia - onde ele propõe o pensamento filosófico sempre será baseado em algum pressuposto religioso, e portanto, a filosofia cristã precisaria ter em suas bases o cristianismo e 4) Uma antropogia cristã, o ponto alto do livro onde ele discorre como a apresentação que as Escrituras fazem do homem o ajudam a entendê-lo e entender melhor este mundo.
Indicação
Pastores e seminaristas apreciarão este primeiro trabalho traduzido de Dooyerveerd. Leitores que apreciam as obras de Francis Shaeffer gostrão muito de ler esta obra.
Àqueles que gostam de boa erudição aliada a uma boa argumentação bíblica apreciarão a leitura deste livro e suas reflexões.
Ficha Técnica