terça-feira, 29 de abril de 2008

Como Ler um Livro - 5


Formando Hábitos de Leitura

A maioria dos brasileiros não lê mais que dois livros por ano. Várias pesquisas e "especialistas" procuram decifrar este fato. Alguns afirmam que os livros no Brasil são caros, outros dirão que a baixa escolaridade é atrapalha a leitura proveitosa. Outros ainda afirmam que a falta de costume e do hábito da leitura dificultam a leitura.

Sem dúvida, de alguma forma tudo isso pode contribuir na falta do hábito da leitura.

Porém, gostaria de propor uma outra possiblidade e pensar em algumas implicações.

A falta de hábito na leitura existe basicamente pois há também, e principalmente, a falta de disposição para a leitura.

Ler é um hábito a ser adquirido e envolve uma decisão.

A leitura é um hábito que pode ser aprendido. Assim como desenvolvemos hábitos ao longo de nossa vida, precisamos aprender a desenvolver o hábito da leitura.

Se eu desejo adquiri-lo preciso praticá-lo. Não há como aprender a ler somente conhecendo algumas orientações sobre a leitura. A prática é necessária.

Assim como aprendemos várias coisas novas e formamos hábitos ao longo de nossa vida, também precisamos aprender algumas técnicas de leitura se quisermos aprender a ler e aprender a ler com mais proveito.

Mas de nada adianta conhecer as técnicas se não houver a decisão querer aprender a ler. Podemos saber tudo sobre o assunto e mesmo assim não praticarmos.

Podemos conhecer todas as normas para dirigir um carro, mas nunca teremos a habilidade necessária para dirigir se não sentarmos no banco do motorista e começarmos a dirigir. No começo pensamos mais no processo como um todo, contudo, com o tempo, a medida que adquirimos habilidade, temos a tendência de melhorar e desenvolver nossa habilidade para dirigir.

O mesmo processo ocorre com a leitura. Eu preciso aprender como ler, e começar a aplicar em minha vida. E isso leva tempo.

Portanto, a leitura é muito mais uma questão de disposição, de desejo, do que um necessariamente um problema social ou mesmo um problema econômico.

Passa pela decisão de ler e aprender um novo hábito. Passa pelo organização, separar tempo para ler, procurar, prestar atenção, concentração.

A decisão de aprender a ler é o cerne de um processo que começa hoje e tão limites. A prática ajuda a desenvolver este hábito, melhorando a cada dia.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial