Nossso site agora esta em nova casa. Acesse agora www.bibliotecaevangelica.com

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Características de Um Bom Professor Cristão

Neste dia dos professores, muita coisa se fala a respeito dos professores. As escolas fazem homenagens, alguns alunos presenteiam seus professores.

Realmente os professores são importantes ferramentas usadas por Deus para influenciar o mundo.

Gostaria de pensarmos um pouco sobre como a Bíblia fala a respeito de um professor bíblico e semalmente colocar um post refletindo um pouco sobre as características de um professor bíblico.

O Professor é um homem piedoso

Creio que este é ponto principal de um alguém que deseja ensinar a Bíblia a outros, a piedade.

Infelizmente este assunto não é muito tratado nos livros de didática cristã, o que é uma pena, mas este não é o caso das Escrituras.

O apóstolo Paulo, deixou isso bem claro para Timóteo quando escreveu:

"Exercita-te pessoalmente na piedade" (1 Tm 4.7).

Mas o que é piedade. Piedade poderia ser resumida na seguinte frase: um homem que procura fazer aquilo que agrada a Deus. Seus pensamentos e ações se preocupam em agradar a Deus.

Neste pequeno texto temos muitas lições para pensar, gostaria de citar três pensamentos a respeito da piedade:

1) Ser piedoso e ter práticas piedosas é uma ordem, um imperativo

Não é uma opção ter uma vida de piedade, antes um imperativo para todos os crentes, especialmente aqueles que desejam ensinar.

2) Ser piedoso exige esforço

Paulo usa um verbo que era geralmente usado para atletas em práticas esportivas. Este verbo denota que uma pessoa que deseja ser piedosa precisa ter um prática regular piedosas, que isso exige escolhas, investimento de tempo, escolhas, etc. O próprio versículo 8 fala a esse respeito, ao comparar a vida piedosa com a prática desportiva.

Sendo assim, um homem piedoso procura contantemente ter práticas piedosas.

3) Ser piedoso e ter práticas piedosas é uma decisão pessoal.

Este é o terceiro pensamento a respeito da piedade. Ela envolve uma decisão pessoal. Paulo exorta a Timóteo de modo bem prático:
"exercita-te pessoalmente".

A piedade é algo pessoal, não há como outro fazer em seu lugar. Eu e você precisamos pensar e ter atitudes piedosas que demonstrem o quanto amamos a Deus e vivemos para Ele.

Portanto, um bom professor bíblico procura em sua vida pessoal ter práticas piedosas, que refletem Deus em sua vida, que demonstram sua devoção a Deus.

veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...