5. Ensine sobre a santificação.
Um dos grandes segredos da vida cristã constitui-se em lidar adequadamente com a nossa propensão para pecar.
Embora novas criaturas em Cristo (2Co 5.17) ainda possuímos a natureza pecaminosa, que nos induz ao pecado (Rm 7).
Este processo de santificação ocorrerá durante toda a sua jornada nesta vida. A Bíblia chama isso de santificação.
A santificação é um processo que envolve duas esferas: a pessoal - a luta, as escolhas e a dedicação que uma pessoa tem para buscar e agradar a Deus - Fp 2.12; e a divina, onde Deus atua em nossas vidas possibilitando a nossa santificação progressivamente - Fp 2.13.
Eis algumas práticas importantes que formam a dinâmica da vida cristã:
* Confesse sempre seus pecados todas as vezes que pecar. Confessar implica em reconhecer nossos erros e repará-los àqueles que ofendemos - 1 Jo 1.4-10.
* Avalie-se pessoalmente e descubra em quais áreas e de que forma você é tentado com maior facilidade.
* Descubra qual o que a Bíblia ensina a esse respeito. Há Bíblia tem preceitos e princípios que se aplicam a todas as áreas de nossa vida - Hb 4.12
* Faça planos concretos de transformação. Verdadeiras transformações são feitas quando planejamos mudar e o executamos confiando na provisão de Deus para a mudança.
* Procure ajuda de irmãos fiéis que o incentivarão e cobrarão as suas resoluções. Eles devem ser pessoas a quem podemos prestar contas e nos ajudar neste processo de transformação.
* Ponha em prática o novo hábito - A vida cristã é marcada por novos hábitos e práticas feitas diligentemente e constantemente em nosso dia a dia - Tg 1.22-2.
* Conte com a graça de Cristo. Temos da parte do Senhor a promessa de que Ele nos dá todos os recursos e o que o precisamos para termos uma vida que o agrade - 2 Pe 1.3
Mudanças não são fáceis mas sempre são possíveis pois temos da parte de Deus tudo o que precisamos para mudar.