domingo, 30 de janeiro de 2011

TEOLOGIA & PRÁTICA !

É possível a teologia ser prática? Esta é uma indagação comum que ouço em minhas aulas. A questão aparenta que a teologia e a prática não são coisas comuns, antes são contrastantes.  Entretanto, esta é uma das falácias que existem no meio evangélico, pois a teologia pressupõe a um conceito que redundará em uma prática. Em outras palavras, os conceitos teológicos tem uma relação direta com a vida do ser humano e sua práticas cotidianas.

Vejamos um exemplo. A Bíblia afirma em inúmeros textos que o SENHOR é soberano (Gn 6.5; Nm 12.1-2; Sl 139). Em diversos momentos da história esta soberania é manifesta explicitamente e em outros momentos há um aparente silêncio do SENHOR. Porém, isto não muda o fato de que Ele e somente Ele é soberano. O SENHOR supervisiona todos os detalhes deste mundo, cuida dos seus e sustenta este universo.

Sendo assim, este conceito tem implicações objetivas para as nossas vidas, tais como: Deus não está ausente do meu dia a dia, seja ele bom ou ruim; ele sabe o que eu penso e faço, nada lhe escapa. Desta forma, posso enganar quem eu quero, imaginar que estou só e posso curtir os meus prazeres secretos, mas jamais enganarei ou omitirei algo de Deus. E ainda, sua soberania cuida de tudo neste mundo, nada lhe escapa, mesmo que eu não tenha resposta, posso e devo descansar nEle que sabe o que faz e como faz em minha vida.

Desta forma concluímos que a Teologia sempre redundará em uma prática. A má teologia implicará em vida cristã distorcida, problemas e expectativas humanistas que nos levam para longe da verdade. A boa teologia, fundamentada nos conceitos das Escrituras tratam práticas piedosas que agradam a Deus.  Não deixemos pois, de estudar e conhecer melhor a teologia bíblica das Escrituras com vistas a um prática piedosa que honre sempre ao SENHOR.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial