terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COMO PRESERVAR SEU LIVRO ENQUANTO LÊ

À medida em que lemos nossos livros, precisamos aprender a preservá-los para que ele possa ser lido várias vezes, por você ou por outros.

Eis algumas dicas úteis:

* Use sempre um marcador de páginas! Não use clips, pois caso seja de metal vai enferrujar, sujar e corroer a páginas. Ele também marca a página, podendo em alguns casos até rasgá-la.

* Evite abrir um livro completamente. Tal atitude pode estragar a lombada, e no caso de livros colados, poderá com o tempo fazer com que suas páginas se descolem.

* Evite ler enquanto come, pois algum resto de comida poderá cair no livro. Este resto de comida estraga o livro e pode atrair insetos, tais como baratas e ratos.

* Procure ter as mãos limpas enquanto lê. Mãos engorduradas podem estragar o papel com o tempo. 

* Ao levar livros para ler em ônibus, trens, metrôs, escolha um compartimento de sua pasta ou mochila onde o guardará para que ele não se estrague. Se puder encape-o com uma capa plástica removível (daquelas que existem para Bíblias), pois ela ajuda na preservação.

* Evite grifar um livro com marca texto. Estas canetas invariavelmente com o passar do tempo descolorem e muitas vezes vazam suas marcações para outras páginas manchando as páginas dos livros. 

* Ao levar um livro no carro evite que ele fique exposto diretamente ao sol, pois poderá acontecer que suas folhas fiquem pensas e cheguem até a comprometer o livro.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial