sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Como Ler um Livro? 1


     Gostaria de começar este ano com uma nova série de posts falando a respeito de como ler um livro oferecendo algumas dicas de como podemos aproveitar melhor nossas leituras. 

      A leitura é um dos maiores prazeres e uma das maiores fontes de aprendizado que temos.   Infelizmente a leitura não é um hábito do povo brasileiro. São poucos aqueles que leêm com regularidade, ou mesmo que já leram mais que dez livros. (Não pretendo entrar nas razões deste fato, o que daria um outro texto e poderia sair de nosso propósito).

    Tentarei deixar algumas dicas que tem me ajudado e creio podem ser muito úteis a todos aqueles que desejam desenvolver o hábito da leitura.

   Um dos problemas que ouço com muita frequência quando as pessoas começam a ler um livro é a que elas raramente terminam a sua leitura.  Geralmente quando começam querem acabar rapidamente.

     Com o tempo se cansam da leitura e consequentemente, aproveitam pouco dela. Com o tempo outras atividades, outras preocupações vem a tona e aquele livro fica encostado.
Depois de algum tempo, ao tentar retornar à sua leitura, boa parte de seu conteúdo se perdeu e é necessário retornar tudo novamente.    


     Sendo assim, encontramos em suas prateleiras vários livros com marcadores, a maioria deles sem ter terminado.    Eu também era uma pessoa assim. Lia vários livros e quase nenhum deles eu terminara. Era uma péssima disciplina e eu pouco aproveitava destas leituras.   

     Um dia percebi este problema e tomei uma decisão que iria mudar minha atitude. Compreendia que a leitura bem feita poderia fazer diferença em minha vida, que poderia aprender e crescer muito mais. Naqueles dias tomei algumas decisões que me ajudaram e me ajudam até hoje.

     Eis algumas que compartilho contigo:
 

     Ler um pouco por dia e com proveito 
 
     Ao invés de querer ler tudo de uma vez sem prestar muita atenção e depois de alguns dias não ler mais nada, decidi que começaria lendo um pouco por dia, mas leria todos os dias e com regularidade. 


    Desta forma comecei com o propósito de ler pelo menos um capítulo por dia de um determinado livro. Comecei lendo bem devagar, com calma e procurando compreender o que o autor estava dizendo.   Se não entendia um ponto, relia com mais atenção e cuidado.  

    Assim consegui terminar os livros que nunca havia lido até o fim. Passado algum tempo, fui pegando mais gosto pela leitura e lendo com mais atenção e compreensão. Foi um começo simples, mas muito proveitoso.  Para mim foi um achado. Este tempo de leitura se tornou mais proveitoso e onde pude aprender mais.

     Hoje leio mais, concentro-me melhor, mas isso foi um processo gradativo, procurando aprender sempre com a leitura que estava fazendo. Portanto, é melhor no começo ler menos, mas ler com regularidade, do que querer ler muito, não absorver quase nada e não terminar a leitura.

    A primeira dica envolve duas decisões: Leia pouco e com regularidade procurando entender o que o autor ensina por meio da leitura. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial