Lutando pela Fé Evangélica. "Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da Verdade" 2 Tim 2.15

Um dos maiores problemas de quem lê é que com o passar dos anos ele pode esquecer ou mesmo nem se lembrar do que leu, ou mesmo esquecer de ...

Como Ler um livro - 2


Um dos maiores problemas de quem lê é que com o passar dos anos ele pode esquecer ou mesmo nem se lembrar do que leu, ou mesmo esquecer de um ensino importante que teve pela leitura de um determinado livro.

Para isso uma pequena dica pode nos ajudar com esse problema.

O que vou relatar aqui são dicas bem simples e espero ajudá-lo de alguma forma:

1. Leia com uma caneta e papel à mão:

Sempre que quiser aprender algo através de uma leitura procure sempre anotar ou mesmo fazer pequenas anotações na margem do livro.

Sei que algumas pessoas não gostam de rabiscar o livro. Para elas, eu aconselho a ter um pequeno caderno onde você pode escrever o que tem lhe chamado a atenção, tais como uma frase, um conceito, uma idéia, etc. Procure ler pesquisando enquanto lê sobre o que autor está ensinando e como ele constrói o seu argumento.

Suas anotações, sejam no livro ou mesmo no caderno devem ser feitas para que mais tarde quando precisar consultá-las vocês as tenha á mão e possa relembrar o que anotou.

2. Procure ler prestando atenção:

Muitas vezes enquanto estamos lendo nossa mente pode estar divagando sobre outros problemas, preocupações e outros assuntos do dia a dia. Também pode acontecer que, enquanto você está tentando ler, alguma coisa tira a sua concentração da leitura.

Você pode estar segurando um livro, passando por várias páginas e mesmo assim não ter compreendido quase nada. Esse tipo de leitura não serve para nada.

Para que isso não ocorra, algumas coisas podemos fazer.

1) Procure ler em um ambiente tranquilo e livre de perturbações, tais como, televisão, rádio, pessoas passando, etc. Procure um ambiente onde possa ter tranquilidade para ler.

2) Caso esteja preocupado com algo, para a sua leitura. Se o que o preocupa não pode ser resolvido agora e você não pode fazer nada, para a sua leitura e ore a Deus entregando a ele a sua preocupação e reforçando o seu desejo de ler aquele livro. Caso porém, o que o preocupa pode ser resolvido naquele momento, para a sua leitura e resolva, ou pense em como aquilo poderá ser resolvido assim que terminar a sua leitura. Não há como competir. Nossa mente não consegue se concentrar em duas coisas. Uma delas sempre sairá perdendo.

Que mais estas duas dicas o ajudem em sua leitura.