Lutando pela Fé Evangélica. "Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da Verdade" 2 Tim 2.15

Nesta pequena série tenho pensado em como podemos aproveitar melhor a nossa leitura. Esta nova dica se relaciona mais ao planejamento da ...

Como Ler um Livro 3



Nesta pequena série tenho pensado em como podemos aproveitar melhor a nossa leitura.

Esta nova dica se relaciona mais ao planejamento da leitura que a leitura propriamente dita.

Depois de escolher um livro, geralmente começamos a nossa jornada e nos esforçamos para ler. Isso como eu já em outros posts leva um tempo, até que nos habituemos e comecemos a ler com constância.

Depois de ler o livro, não pensamos ou não sabemos o que leremos depois e por isso ficamos vários meses sem ler nada. Com isso, todo o esforço inicial para adquirir o hábito da leitura é perdido e muitas vezes precisamos recomeçar.

Também nesse espaço onde não temos lido nada pedemos um tempo precioso que poderia ser investido na leitura de um bom livro.

O que fazer então? Como podemos agir de modo sábio, mantendo e melhorando o hábito da leitura?

Para que não percamos tempo e não deixemos de ler eu sugiro algo bem simples mas que tem me ajudo muito.

Faça uma lista dos livros que você pretende ler.

Esta dica é simples mas o ajudará de muitas formas. Por exemplo, ela lhe ajudará a não perder tempo na escolha de um livro para ler. Fazendo uma pequena lista, ou mesmo separando os livros que pretende ler, isso lhe poupará um tempo precioso.

Geralmente de tempos em tempos eu separo em minha estante os livros que pretendo ler. Eles ficam à mão e já estão separados esperando a sua leitura.

Mas como você escolhe os livros que vai ler. Bem eu uso alguns critérios (não necessariamente nesta ordem):
  • Temas que eu preciso estudar para as aulas que vou ministrar
  • Temas que me chamam a atenção e que eu julgo ser importante para a minha vida naquele momento (crescimento espiritual).
  • Gosto pessoal (estilo de literatura: história, livro de teologia, vida cristã, etc).
  • Dicas de amigos - geralmente bons amigos sempre tem boas dicas de leitura
Por exemplo, no começo do ano eu reservo os livros que vou e procuro me esforçar para lê-los naquele ano.

Tem livros que eu já li mais de uma vez e eles sempre me ensinam algo. Entretanto, geralmente eu sempre tenho um livro novo que estou lendo, pois entendo que podemos aprender sempre.

Portanto meu amigo, não espera acabar o seu livro para pensar no que vai ler depois. Aprenda a se programar para sempre estar lendo e tendo um pequena listinha de livros que você ainda precisa ler.

Continue se aventurando na leitura, aprendendo sempre mais por meio deste fantástico instrumento criado pelo homem e usado por Deus, o livro.