terça-feira, 4 de novembro de 2008

Conquistando a Atenção dos Ouvintes - 2 Parte

Esta é a segunda parte das reflexões de Spurgeon. São dicas sempre preciosas a todo aquele que quer se esmerar em ensinar melhor e de modo mais eficaz nas mãos de Deus.

6. Varie no uso de sua voz

Não use sempre o mesrno tom de voz. Mude a tónica, altere a ênfase e evite falar cantando. O modo de falar não é tudo, entretanto, se tiverem ajuntado bom material, será uma lástima transmiti-lo mal.

7. Não faça uma introdução muito longa

É sempre uma pena construir um grande pórtico para uma casa pequena. Não faça de sua mensagem uma pomposa introdução de coisa nenhuma, mas faça dela, um passo para algo ainda melhor. Seja vívido desde o início.

8. Não seja repetitivo

Em alguns momentos, a repetição de algumas frases pode ser muito expressiva, contudo, com o tempo, pode tornar um péssimo hábito. Não fique a vida toda martelando o mesmo prego; a Bíblia é grande; permita que o povo desfrute o comprimento e a largura da Palavra de Deus.

9. Evite alongar-se muito

Raramente devemos ir além de quarenta minutos. Se alguem não conseguir dizer tudo o que nesse tempo, quando o dirá? Podemos pensar que o tema é relevante, porém, o tema não se queixará de vocês, mas o povo sim. Se me perguntarem como fazer para encurtar os sermões, eu lhes aconselharia a estudar mais.

10. Deixe o povo ser conduzido pelo Espirito Santo a um elevado e devoto estado mental

O povo deve se reunir e ter a expectativa que irá ouvir uma mensagem que vem de Deus. Os melhores ouvintes para o pregador, são aqueles com quem ele está mais familiarizado. A nossa vida integra, deve ser tal que acrescente peso às nossas palavras, de sorte que nos anos de maturidade sejamos capazes de brandir a invencível eloquência de um caráter mantido através de muito tempo. Um povo com fome de justiça, e um ministro ansioso por alimentar as suas almas, agirão na mais suave harmonia entre si, quando o vinculo comum entre os dois for a Palavra de Deus.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial