Lutando pela Fé Evangélica. "Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da Verdade" 2 Tim 2.15

A exegese é um trabalho árduo, exige disciplina, atenção e a correta aplicação do estudo das disciplinas linguísticas e da correta interpr...

Manual de Exegese Bíblica

A exegese é um trabalho árduo, exige disciplina, atenção e a correta aplicação do estudo das disciplinas linguísticas e da correta interpretação das Escrituras.

O trabalho aqui desenvolvido por Stuart e Fee faz dela uma ferramenta indispensável para quem deseja fazer uma exegese séria e responsável do texto sagrado.

O ponto forte desta obra está no método que os autores adotam para a exegese bíblica, demonstrando passo a passo o que deve ser feito

Esses passos incluem a análise lexical, histórica, teológica, bem como a análise crítica do texto e de seu género literário. Tudo isso leva o exegeta a fazer um estudo mais amplo e profundo do texto, deixando de lado aquilo que se convencionou chamar de "exegese", ou seja, uma análise costumeira e muitas vezes superficial cio texto bíblico.

Além de ensinar ao leitor a fazer uma exegese passo a passo, os autores também fornecem uma lista relevante com outras obras de referência e materiais que o ajudarão a colocar em prática os passos ensinados.

Ao adotar os passos aqui descritos para fazer a exegese do texto sagrado, é possível aprender, em poucos meses, muito mais sobre as passagens selecionadas do que se aprenderia em anos de exegese superficial. Portanto, este livro não só ajudará o leitor a fazer uma exegese bíblica mais responsável e profunda, como também o capacitará a fazer uma crítica de qualquer exegese superficial, que falhe em tratar o texto bíblico com a atenção e o cuidado devidos.

Manual de Exegese Bíblica - do Antigo e Novo Testamento
Autores: Douglas Stuart e Gordon Fee
Edições Vida Nova - 1 Edição 2008
377 pg.

Maiores informações desta obra consulte: www.vidanova.com.br

Examinando os Principais Temas da Fé Cristã Nas primeiras décadas do século XX, surgiu uma série de livros com ênfase profética propond...

Os Fundamentos para o Século XXI

Examinando os Principais Temas da Fé Cristã

Nas primeiras décadas do século XX, surgiu uma série de livros com ênfase profética propondo corajosamente um debate sobre o conteúdo essencial do cristianismo.

Com a publicação da obra The Fundamentais: A Testimony to the Truth [Os Fundamentos: Um Testemunho da Verdade], um novo termo foi acrescentado à linguagem teológica: fundamentalismo, como uma adesão específica às doutrinas fundamentais do cristianismo bíblico.

Aproximadamente um século depois, o cristianismo bíblico enfrenta desafios semelhantes aos já enfrentados anteriormente, tanto dentro quanto fora do âmbito religioso.

O vocábulo fundamentalismo e a fé que ele representa têm sido influenciados pelas mudanças da cultura reinante, dominada pelo secularismo, além de uma confusão teológica.

Neste caso, o movimento fundamentalista confirma a fé cristã e um estilo de vida caracteristicamente cristão, em oposição a tudo que os rodeia, a saber, uma sociedade secular.

Esta obra de referência, que contém valiosas contribuições de 34 notáveis estudiosos da Bíblia, pastores e mestres, revela uma ampla e especifica agenda de temas bíblicos fundamentais da fé cristã para o século XXI.

Os Fundamentos para o Século XXI
Mal Couch - editor geral
Editora Hagnos
1 Edição - 2009 828pg


Certa manhã fria e sombria um pregador trabalhou com o seu sermão desde o café da manhã até o meio-dia, com pouca coisa para mo strar pe...

O valor do estudo sério das Escrituras


Certa manhã fria e sombria um pregador trabalhou com o seu sermão desde o café da manhã até o meio-dia, com pouca coisa para mostrar pelo esforço feito. Impaciente, largou sua caneta na mesa e olhou desconsolado pela janela, sentindo pena de si, porque lhe custava fazer os sermões aparecerem.


Foi então que raiou em sua mente um pensamento que produziu um efeito profundo sobre seu ministério, a partir de então. "Seus irmãos cristãos", ele pensou, "dedicarão muito mais tempo a esse sermão do que você. Vieram de mais de uma centena de lares. Viajam mil quilómetros, no cômputo global, para estarem no culto. Passarão trezentas horas participando do culto e escutando o que você tem a dizer.


Portanto, não se queixe das horas que está passando no preparo, nem da agonia que sente. O povo merece tudo quanto você pode dar-lhe".


Citação do livro: Pregação Bíblica de Haddon W. Robinson, Shedd Publicações.