segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS

O debate em torno do significado dos termos “aconselhamento cristão”, “aconselhamento bíblico” e “suficiência das Escrituras” tem produzido, não raro, mais calor do que luz. No contexto do aconselhamento, muitas considerações, afirmações e conclusões são feitas a partir das experiências pessoais, dos sofrimentos, das lutas, do ambiente familiar, das heranças paterna e materna (ou a falta delas), das influências, enfim.... Certamente cada um desses aspectos não deve ser desprezado.

O fato é que, de modo geral, a discussão se detém mais nas consequências e efeitos do que nas causas reais. O debate, entretanto, vai além das experiências, dos contextos, das histórias individuais, dos ambientes. No cerne da questão estão os fundamentos teológicos.

Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e Suas Aplicações Práticas é uma versão revisada e expandida da edição original publicada nos EUA. O Dr. John Babler e o Dr. Nicolas Ellen são os organizadores desta edição. Os autores caminharão, inicialmente, por situar o movimento dentro de um esquadro histórico para, em seguida, fazerem uma consistente fundamentação teológica. Eles se propuseram não só a estabelecer fundamentos como também se empenharam em propor uma definição de aconselhamento bíblico solidamente enraizada nas Escrituras. Também se dedicaram a considerar acerca da aplicabilidade do aconselhamento bíblico no contexto da igreja local, isto é, tornar a verdade bíblica aplicável a problemas específicos.

Avaliação:
Neste livro, os organizadores procuram definir teológicamente o importante ministério de aconselhamento bíblico.
O livro tem 14 capítulos. O primeiro apresenta um panorama do aconselhamento bíblico e no último século nos EUA.
Os capítulos seguintes (2 a 4) serve como um contraponto e  às práticas fundamentadas neste século, voltando-se para as Escrituras como fonte e recurso do aconselhamento.
Os capítulos seguintes apresentam as verdades fundamentais da teologia (doutrina de Deus, da igreja, do homem, do pecado, etc.) e suas implicações para o aconselhamento bíblico.
Ao final de cada capítulo há uma série de perguntas que ajudam na assimilação e discussão dos temas tratados.
Um livro contundente e direto, mostrando claramente a sua posição.

Indicação:
Pastores, líderes de igreja local, pessoas interessadas em aprender e ser desafiadas a um conhecimento dos fundamentos e prática do aconselhamento bíblico serão tremendamente impactados com a leitura deste livro.

Ficha Técnica:
Título: Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e suas aplicações práticas
Título Original: Couseling by the Book 
Autores: John Babler e Nicolas Ellen
Editora: NUTRA Publicações
360 páginas
Formato: 145x 21cm
Acabamento: brochura com abas
1ª Edição: 2017
ISBN:  978-85-61867-29-4

Adquira este livro em nossa  BIBLIOTECAEVANGELICA:
Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial