terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Os Perigos da Igreja - 2 Parte

No post anterior falamos um pouco a respeito de alguns desvios que a igreja evangélica tem enfrentado. Neste quero falar de um outro extremo, tão perigoso quanto o primeiro. Estou falando do crescimento do Liberalismo Teológico.
Num outro extremo encontramos um outro grupo, mais intelectualizado, que tem está crescendo no Brasil. Não satisfeito com algumas das tradições da igreja dita histórica, eles tem se levantado para propor uma nova espiritualidade. Começam aos poucos a questionar doutrinas que são essenciais à fé evangélica. Com os seus supostos argumentos intelectuais, relegam as Escrituras a um segundo plano.

Para tais homens a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas contém a Palavra de Deus. Desta forma, eles advogam que nem tudo o que está na Palavra de Deus é necessariamente inspirado, mas contém erros. Advogam que devemos entender as Escrituras e ao mesmo tempo devemos dar ouvidos à ciência, seja ela qual for.

Para tais homens, a vinda de Jesus ao mundo envolvia um aspecto social e também soteriológico. Não negam completamente o aspecto salvífico, mas enfatizam demasiadamente o aspecto social. Suas mensagens, sempre tocam em algum aspecto social. A sua preocupação está em como a igreja de hoje pode influenciar a sociedade, como se envolver com ela.
Assim tem levado a igreja em se preocupar com a transformação social da sociedade e não com a proclamação do evangelho, com a defesa da fé, com o coração perdido do ser humano.
Entendem que a igreja tem que se misturar na sociedade, aproveitar o que o homem de produzido de "bom" nos campos sociais e aproveitar o que eles tem de bom. Querem misturar dois mundos opostos. Mas para fazer esta mistura tem que abrir mão de alguns valores, e geralmente os valores (crenças), e quase sempre os valores desprezados não os da Escritura.
Assim, os crentes dos dias atuais conhecem pouco, ou não conhecem as Escrituras. Sabem muitas coisas, mas não sabem lê-la, interpretá-la e aplicá-la à sua vida pessoal. Infelizmente são fracos na fé, enganados pelos ventos de doutrina, vivendo à parte da verdade.
Por isso, é urgente que nos voltemos às Escrituras, voltemos ao seu estudo regular, a busca daquilo que ela ensina, comparando com o que cremos, e acima de tudo tendo a coragem enfrentar com amor, mas firmeza àqueles que querem desvirtuar o bom caminho.
No próximo post, falaremos de uma igreja que ousou agir assim.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial