Nossso site agora esta em nova casa. Acesse agora www.bibliotecaevangelica.com

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

CELEBRANDO A VERDADEIRA PÁSCOA 2


Mais alguns livros importantes que celebram a verdadeira páscoa



O JESUS QUE NUNCA EXISTIU

Anualmente na época da páscoa e natal as emissoras de televisão, as revistam lançam algum programa e artigos para falar e avaliar a pessoa de Jesus. Geralmente tais reportagens são conduzidas por pessoas que não creem em Jesus e nas afirmações contidas nas Escrituras.Este livro mostra que Jesus só pode ser conhecido por intermédio dos relatos daqueles que o viram, o ouviram e o tocaram. O retrato de Jesus que essas pessoas apresentam foram confirmados pela igreja primitiva e se tornaram, para nós, o meio de descobrir o Jesus que realmente existiu. Falsos cristos sobejam em nosso mundo hoje, mas você pode conhecer o único que é a verdade, a vida e o único caminho para Deus. leia mais




A PESSOA DE CRISTO

Um Panorama da Vida e dos Ensinos de Jesus.

 Nos dias de hoje, o panorama de estudos sobre Jesus e os evangelhos foi radicalmente transformado em função de novas perguntas e importantes desafios lançados por pesquisadores revisionistas. 

Também é notável o renascimento contemporâneo do conhecimento sobre o mundo de Jesus. leia mais



Veja também outros livros desta série: Celebrando a Verdadeira Páscoa 1

segunda-feira, 26 de março de 2012

CELEBRANDO A VERDADEIRA PÁSCOA 1

Como em toda a páscoa, o verdadeiro sentido dela é deixada de lado neste mundo. Gostaria de citar alguns livros que são úteis para conhecer melhor a Pessoa do Senhor Jesus.



A MORTE DE JESUS

Não pode haver maior escândalo que o assassinato premeditado de um inocente. No caso de Jesus, foi muito mais que um escândalo, foi uma conspiração sem precedentes de injustiça, crueldade e interesse político e religioso, aliado ao método mais cruel de morte: a crucificação. leia mais



JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS

Como as Escrituras, especialmente os evangelhos retratam a pessoa de Jesus Cristo?
É esta pergunta que Darell Bock procura responder. Embora não seja um estudo histórico de Jesus, Bock demonstra de forma coerente um retrato de Jesus que imerge dos evangelhos. leia mais




Veja também outros títulos desta série:



quarta-feira, 21 de março de 2012

CHAVES PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Baseado em sua vasta experiência ministerial, John MacArthur, escreve uma admirável exposição de princípios bíblicos que revela, de modo conclusivo, o propósito do homem neste mundo: entender e praticar o mandado bíblico, comprometendo-se totalmente, agora e para sempre, com a glória de Deus.

Ele afirma: "Quanto mais contemplo a face de Jesus nas páginas das Escrituras, tanto mais eu creio que, se você seguir as orientações apresentadas neste livro, experimentará crescimento espiritual e compreenderá a plenitude de tudo que Deus pretende fazer em, com e por meio de você!"

O autor prepara os leitores para este compromisso integral, centrado em Deus, apresentando-lhe passos específicos, chaves, a fim de ajudá-los a desenvolver e manter o crescimento espiritual radiante.

Avaliação

Um livro que trata de assuntos práticos para a vida cristã, partindo da premissa que o propósito da vida cristã é glorificar a Deus, apresentada no primeiro capítulo, John MacArthur trata os outros capítulos a partir dela.

São assuntos teológicos e práticos tais como modelos de oração; esperança e obediência; perdão e do amor.

Indicação

Este livro apresenta os aspectos fundamentais da vida cristã.

Ele ajudará a entender assuntos básicos da perspectiva cristã sem as bagunças que ocorrem no dia de hoje.

Ficha Técnica
Autor: Jonh MacArthur Jr.
Editora: Fiel
Formato: 14 x 21 - 127g. - brochura
5 Edição: 2001

sexta-feira, 16 de março de 2012

APRENDENDO A ESTAR CONTENTE

Este livro fala sobre a felicidade, a verdadeira felicidade que provém de ser cristão. 

Ele faz uma breve exposição de Filipenses 4.11.O autor examina o contentamento de vários ângulos, procurando tirar lições preciosas para a nossa vida diária. 

Aprendendo a Estar Contente foi publicado pela primeira vez em 1.648, dois anos após sua morte.

Jeremiah Borroughs, pastoreou os refugiados ingleses em Roterdã no século XVII e mais tarde fez parte do famoso grupo de delegados da Assembléia de Westminster.

Avaliação

Este excelente livreto, às vezes desprezado por sua aparente simplicidade, contém um estudo claro sobre o importante tema tão esquecido nos dias atuais: o contentamento.

Num mundo onde muitos se frustram por achar que podem ter tudo e precisam de bens para serem felizes esse livro é imprecindível e apresenta o conceito cristão de como podemos lidar com aquilo que Deus permite ou não que tenhamos.

Suas mensagens claras e prática nos ajuda a lembrar que somos "peregrinos" nesse mundo.

Indicações 

Num mundo onde muitos se frustram por achar que podem ter tudo e precisam de tudo, esta série de mensagens nos colocam no lugar certo. 

Sua leitura é rápida e animadora a todos os crentes em geral.  

Este desafio de Paulo serve a todos nós, que precisamos aprender a nos contentar com aquilo que o Senhor nos oferece.

Ficha Técnica
Autores: Jeremiah Burroughs
Editora: PES
Formato: 13,5 x 18cm - 64pg - Brochura
2 Edição: 2003

BÍBLIA DE ESTUDO NVI

A Bíblia de estudo NVI é reconhecidamente a maior e mais completa do gênero em todo o mundo. Nenhuma outra a supera em benefícios e vantagens para quem ama estudar as Escrituras Sagradas. Além disso, a equipe de especialistas que preparou suas notas explicativas representa as diversas correntes da fé evangélica. Isso trouxe equilíbrio e relevância no tratamento de questões polêmicas e difíceis de obter consenso.
Tendo como base o texto claro e fluente da Nova Versão Internacional, esta Bíblia de estudo apresenta as seguintes características que a tornam ímpar no meio evangélico. Eis as principais características:

Notas de estudo: Mais de 20.000 notas de rodapé, especialmente escritas para esta Bíblia e localizadas na mesma página do texto bíblico.

Notas textuais: Examinam questões importantes como traduções alternativas, significado de termos em hebraico e grego, citações do Antigo Testamento e textos variantes nos originais.

Introduções e esboços: Apresentam informações históricas valiosas de cada livro da Bíblia, tratando da autoria, data de composição, destinatários, propósitos e temas.

Introduções gerais: Cinco textos que fornecem informações suplementares a respeito de partes específicas da Bíblia.

Concordância: Com milhares de verbetes, permite encontrar com rapidez passagens bíblicas através da consulta de palavras-chave.

Índice de assuntos, de notas e de mapas: elaborados para facilitar as localização de textos-chave, agilizando a consulta.

50 ícones apresentando o perfil de personagens bíblicos, 450 sobre temas da arqueologia e 2 400 destacando temas importantes de aplicação pessoal.

Harmonia dos evangelhos: Uma ferramenta suplementar fundamental para o estudo dos evangelhos e da vida de Cristo.

Mapas, quadros, diagramas e ilustrações: 58 mapas, 35 quadros e diagramas, além de várias ilustrações.

Avaliação

Esta Bíblia foi muito bem produzida com muitos recursos bem interessantes. Destacamos os ícones que foram criados para identificar diferentes itens, tais como arquieologia, temas importantes e aplicação pessoal.

Ela apresenta, sempre que possível, resumidamente todos os pontos de vista de uma passagem. Sua diagramação é bem feita e ela é muito bem organizada e completa.

Indicação

Esta é uma Bíblia que todo aquele que quer estudar a Palavra de Deus com seriedade vai apreciar. Ela possui um variedade grande de estudos que serão muito úteis e bem resumidos.

Ela tem muitas notas, é bem organizada, tem mapas bem feitos.

Ficha Técnica
Editor: Keneth Barker
Editora: Vida
Formato: 17x24cm - 2.0424 pg - Capa dura, Capa flexível
Edição: 2003

quinta-feira, 15 de março de 2012

GRAMÁTICA PRÁTICA DE GREGO

Esta nova gramática grega contém 32 lições inovadoras sobre os elementos essenciais da fonética, da morfologia e da sintaxe da língua grega abrangendo tanto o Novo Testamento como a LXX.

Cada lição apresenta os paradigmas verbais e nominais com as respectivas explicações.
Exemplos para confirmar a explicação gramatical e levar o estudante ao texto das Escrituras ajudando-o a se familiarizar com ele.

Cada lição apresenta a lista dos termos mais frequentes no Novo Testamento e o vocabulário (sempre que possível) e exercícios dinâmicos e criativos que servem como forma de revisão dos pontos centrais estudados;

Apêndices, tabelas de flexões nominais e verbais que podem servir de referências, um vocabulário grego-português de todas as palavras usadas nos paradigmas e vocabulários, indicando o número de vezes que cada uma delas aparece no Novo Testamento;

Avaliação

Esta nova gramática também escrita por um brasileiro está muito bem organizada e elaborada com um belo projeto gráfico é bem vinda as mesas dos estudantes da língua grega no Brasil.

Indicação

Estudantes da língua grega, professores e pastores de seminário poderão desfrutar deste novo trabalho da editora Hagnos.

Ficha Técnica
Autor: Esequias Soares
Editora: Hagnos
Formato: 16 x 23 cm - 496 páginas - brochura
Edição: 2011

quarta-feira, 14 de março de 2012

01. Teologia Bíblica do Antigo Testamento

Resumo da aula de Teologia Bíblica do Antigo Testamento

01. TBAT - 2012

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO


Edição Revista e Ampliada

George Eldon Ladd reuniu neste volume o que há de melhor na pesquisa da Teologia do Novo Testamento. Sua abordagem bem documentada demonstra de modo vivo e claro os principais problemas e perspectivas da teologia do Novo TestamentoO livro apresenta uma exposição bem documentada e atual da Teologia do Novo Testamento.

Avaliação

Este é um dos clássicos da literatura teológica. Desde sua primeira edição tem sido um livro texto em diversos seminários. , agora revista e ampliada por Donald A. Hagner.
Nesta obra revisada e ampliada encontramos um bom livro de teologia bíblica, agora com uma extensa bibliografia, capítulos novos que o próprio autor gostaria de ter acrescentado.

Indicações

Este livro é uma importante leitura a todos aqueles que querem se aprofundar no estudo do Novo Testamento.

Ele é um livro de referência, com as mais importantes discussões a respeito das principais questões relacionadas à Teologia do Novo Testamento.

Ficha Técnica
Autor: George Eldon Ladd
Editora: Hagnos
Formato: x cm - 904 pg - Capa Dura
Edição: 2003

sexta-feira, 9 de março de 2012

UNIVERSO AO LADO

A batalha para descobrir nossa própria fé, cosmovisão e crenças sobre a realidade é o tema deste livro. Formalmente declarados, seus propósitos são: Esboçar as cosmovisões básicas que estão por trás do modo pelo qual pensamos sobre nós mesmos. Traçar históricamente como essas cosmovisões se desenvolveram desde o declínio da cosmovisão teísta. 

Mostrar como o pós-modernismo provocou uma reviravolta nas cosmovisões. Encorajar-nos a pensar em termos de cosmovisões, procurando entender como as pessoas pensam, para poder estabelecer um nível de comunicação com elas. 

Nesta nova edição Sire atualizou várias partes do livro, inclusive a sua definição de cosmovisão, bem como incluiu um capítulo inteiro sobre a pós modernidade.

Avaliação
Neste livro o autor procura apresentar as principais correntes filosóficas do século passado, fazendo uma profunda análise de cada uma e sua importância e influência na sociedade à luz do teísmo cristão.

James Sire mostra como o cristianismo responde aos questionamentos levantados por tais filosofias comparando-as com as pressuposições cristãs.

Indicação

Indicado a pastores, professores de teologia, seminaristas e todos aqueles que querem conhecer mais sobre a cosmologia atuais e suas influências na sociedade dos dias de hoje.

Sua leitura ajudará o leitor a compreender um pouco mais a sociedade em que vivemos, com sua perspectiva humanista e existencialista comparando-as com com o parecer bíblico.

Sua leitura é instigante e desafiadora. O livro é bem documentado e organizado e mesmo se tratando de um livro "filosófico" não é cansativo em sua abordagem.

Ficha Técnica
Autor: James Sire
Editora: Hagnos
Formato: 14 x 21cm - 293pg. - Brochura
1 Edição: 2009

MULHERES QUE AMARAM A DEUS


365 dias com as mulheres da Bíblia Mulheres que Amaram a Deus é uma edição de textos inspirativos baseados em tudo que as heroínas do passado viveram, sentiram, escreveram e cantaram. Pessoas como Débora, Ana, Sara e Rebeca, Raabe, Maria, nos ensinam através de seus exemplos de vida e testemunho.

Elizabeth George, usa o exemplo destas mulheres e muitas outras como base para suas reflexões. São 365 ao todo, uma para cada dia do ano, falando sobre amor, dignidade, esperança, conforto, superação, perdão, sabedoria e generosidade. A cada texto, a leitora é estimulada a identificar na própria alma características que tornaram a trajetória daquelas mulheres do passado relevantes a ponto de servirem como exemplo de vida ainda hoje, tantos séculos depois. Viaje no tempo e descubra os valores e conselhos eternos que as mulheres que amaram a Deus têm para lhe dar!

Avaliação

Este devocional procura estimular as mulheres a considerarem sua vida a partir do exemplo e testemunho de diversas mulheres na Bíblia. Sua formatação é simples, mas bem organizada, seguindo a ordem bíblica.

Com devocionais simples, objetivos ajudam as mulheres a crescerem em seu relacionamento com Deus.

Indicação

Mulheres que desejam aprender através do exemplo destas mulheres, grupos pequenos e discipulado.

Ficha Técnica
Autora: Elizabeth George
Editora: Hagnos (selo United Press)
Título original em Inglês: Woman who loved God
Formato: 14 x 21 cm - 384 pg - brochura
Edição: 2001

quinta-feira, 8 de março de 2012

A PESSOA DE CRISTO


Um Panorama da Vida e dos Ensinos de Jesus.

 Nos dias de hoje, o panorama de estudos sobre Jesus e os evangelhos foi radicalmente transformado em função de novas perguntas e importantes desafios lançados por pesquisadores revisionistas.

Também é notável o renascimento contemporâneo do conhecimento sobre o mundo de Jesus.
Neste livro , cada episódio da vida de Jesus é tratado com cuidado histórico e atenção ao seu significado, proporcionando melhor compreensão da vida e do ministério de Jesus. Com propriedade, Robert Stein demonstra que a erudição bíblica pode ser "crítica" no sentido de ser meticulosa e responsável para com as evidências, sem tornar-se contudo anti-sobrenatural.


Avaliação

Estudar a vida do Senhor Jesus é fascinante. Este livro faz uma análise simples e direto da Pessoa e ministério de Jesus. Sem utilizar termos técnicos o autor procura apresentar em linhas gerais a vida e ministério de Jesus Cristo.



Na primeira seção ele trata das questões-chave para o estudo da vida de Cristo, tais como as pressuposições para o estudo, as fontes do estudo e a questão da cronologia. 


Na segunda parte do livro Stein faz um análise da vida e ministério de Jesus.

Indicação 


Estudar a vida do Senhor Jesus é fascinante.  Todos os crentes serão edificados e aprenderam muito com os ensinos apresentados por Robert Stein.


Ficha Técnica
Autor: Robert Stein
Editora: Vida
Formato: 16x23cm - 2840g - brochura
1 Edição: Fevereiro 2006

quarta-feira, 7 de março de 2012

INTRODUÇÃO AO ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Diante de tanta confusão sobre o aconselhamento bíblico, este livro traz um sistema de verdades que integra, ao mesmo tempo, as pessoas e seus problemas. Ele é baseado em três premissas:

# A Palavra de Deus é autoridade final dos cristãos no aconselhamento;

# Aconselhamento é parte do ministério de discipulado da igreja local;

# O povo de Deus pode e deve ser treinado a aconselhar de modo eficaz.

O livro propõe o resgate de um dos mais importantes ministérios da vida cristã: o aconselhamento e o discipulado baseados em princípios estritamente bíblicos.

Aborda suas fundamentações teológicas, seus princípios e sua prática, analisando também as diversas terapias atuais. 


Apresenta uma alternativa segura à psicologia e psicoterapia contemporâneas, baseada na suficiência Escrituras Sagradas.  
Sumário:
Parte 1 - Panorama Histórico do Aconselhamento Bíblico
1.
Redescobrindo O Aconselhamento Bíblico.

2
.
Os Puritanos Ingleses: Um paradigma Histórico do Aconselhamento Bíblico
3
.
O Aconselhamento Bíblico No Século 20
Parte 2 - Os Fundamentos Teológicos Do Aconselhamento Bíblico
4.As Escrituras E O Aconselhamento Bíblico.

5. O Aconselhamento e a Pecaminosidade Humana.

6.
União Com Cristo: Implicações para O Aconselhamento Bíblico7. A Obra Do Espírito E O Aconselhamento Bíblico8. Disciplina Espiritual E O Conselheiro Bíblico.
9.
O Aconselhamento Bíblico e seu foco na Pessoa de Deus.
Parte 3 – O Processo do Aconselhamento Bíblico10. Desenvolvendo Um Relacionamento De Ajuda Ao Aconselhado
11. Dando Esperança Para O Aconselhado.
12.
Fazendo Um Inventário Do Aconselhado: Coleta de Dados.
13.
Interpretando Os Dados Do Aconselhado.
14.
Instruindo Por Meio Do Aconselhamento Bíblico.
15.
O Aconselhamento Bíblico E A Persuasão.
16.
Implementando a Instrução Bíblica.
Parte 4
- A Prática do Aconselhamento Bíblico
17. O Aconselhamento Bíblico E A Igreja Local.
18.
Os Dons Do Espírito e o  Aconselhamento Bíblico.
19.
A Pregação E O Aconselhamento Bíblico.
20.
Recursos Para O Aconselhamento Bíblico.21. Perguntas Frequentes Acerca Do Aconselhamento Bíblico.

Avaliação
Depois de muitos anos, finalmente saiu um bom livro de aconselhamento bíblico, já que um dos primeiros lançados em português foi os famosos Conselheiro Capaz e Manual do Conselheiro Cristão.

Vale a pena ler o panorama histórico do aconselhamento bíblico na história recente e sua mistura com a psicologia, seus defensores, e seus perigos no auxilio de pessoas.

Ele apresenta de modo coerente e equilibrado como as Escrituras são suficiente para auxiliar todas as pessoas que procuram ajuda. Ele alia a teoria: as duas primeiras partes, com a prática. 

Suas reflexões sobre a psicologia e as teorias seculares em contraste com a suficiência das Escrituras são relevantes.

Um livro bem feito, nesta segunda edição em brochura e papel especial, graficamente agradável, digno da obra.

Indicação
Este livro deve ser lido por todos aqueles que estão envolvidos com aconselhamento bíblico, discipulado, servindo como um livro de referência. Em especial pastores e professores de seminário.

Ficha Técnica
Título: Introdução ao Aconselhamento Bíblico

Subtítulo:
Título Original:  
Autor: John MacArthur, Jr. & Wayne Mack
Editora: Hagnos
Formato: 17 x 24 cm - 437pg. 

Acabamento: Brochura
Edição: 2004


Veja também: 
Nossa Suficiência em Cristo
Com Vergonha do Evangelho
Homens Aconselhando Homens

Adquira este livro em nossa loja virtual BIBLIOTECA EVANGÉLICA: Introdução ao Aconselhamento Bíblico (clique aqui)    

INTRODUÇÃO AO ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Diante de tanta confusão sobre o aconselhamento bíblico, este livro traz um sistema de verdades que integra, ao mesmo tempo, as pessoas e seus problemas. Ele é baseado em três premissas:

# A Palavra de Deus é autoridade final dos cristãos no aconselhamento;

# Aconselhamento é parte do ministério de discipulado da igreja local;

# O povo de Deus pode e deve ser treinado a aconselhar de modo eficaz.

O livro propõe o resgate de um dos mais importantes ministérios da vida cristã: o aconselhamento e o discipulado baseados em princípios estritamente bíblicos.

Aborda suas fundamentações teológicas, seus princípios e sua prática, analisando também as diversas terapias atuais. 


Apresenta uma alternativa segura à psicologia e psicoterapia contemporâneas, baseada na suficiência Escrituras Sagradas.

Avaliação

Depois de muitos anos, finalmente saiu um bom livro de aconselhamento bíblico, já que um dos primeiros lançados em português foi os famosos Conselheiro Capaz e Manual do Conselheiro Cristão.

Vale a pena ler o panorama histórico do aconselhamento bíblico na história recente e sua mistura com a psicologia, seus defensores, e seus perigos no auxilio de pessoas.

Ele apresenta de modo coerente e equilibrado como as Escrituras são suficiente para auxiliar todas as pessoas que procuram ajuda. Ele alia a teoria: as duas primeiras partes, com a prática. 

Suas reflexões sobre a psicologia e as teorias seculares em contraste com a suficiência das Escrituras são relevantes.

Um livro bem feito, nesta segunda edição em brochura e papel especial, graficamente agradável, digno da obra.

Indicação
Este livro deve ser lido por todos aqueles que estão envolvidos com aconselhamento bíblico, discipulado, servindo como um livro de referência. Em especial pastores e professores de seminário.

Ficha Técnica
Título: Introdução ao Aconselhamento Bíblico

Subtítulo:
Título Original:  
Autor: John MacArthur, Jr. & Wayne Mack
Editora: Hagnos
Formato: 17 x 24 cm - 437pg. 

Acabamento: Brochura
Edição: 2004


Veja também: 
Nossa Suficiência em Cristo
Com Vergonha do Evangelho
Homens Aconselhando Homens

Adquira este livro em nossa loja virtual BIBLIOTECA EVANGÉLICA: Introdução ao Aconselhamento Bíblico (clique aqui)    

segunda-feira, 5 de março de 2012

BÍBLIA DE ESTUDO MACARTHUR

Durante 30 anos, 30 horas por semana, o Dr. John MacArthur debruçou-se sobre cada página. Explorou cada versículo.

Na medida em que estudava, procurava combinar habilidades exegéticas de um acadêmico renomado em todo o mundo com a sabedoria e o entusiasmo de um pastor experiente. O resultado é mais do que mais uma Bíblia de Estudo: é o trabalho de uma vida inteira, uma obra clássica.

A Bíblia de Estudo MacArthur é inovadora pois o seu foco está na transformação da vida de seu leitor.

Eis alguns recursos que ela oferece:
• Mais de 20 mil notas de estudo
• Introdução e esboço a cada livro
• Introdução à Bíblia e ao período intertestamentário
• Referências cruzadas
• 128 quadros e mapas coloridos
• Artigos
• Índice das principais doutrinas bíblicas
• Tabela de pesos, dinheiro e medidas
• Concordância bíblica
• Cronologia do AT e do NT
• Harmonia dos Evangelhos

Avaliação

A Bíblia de Estudo John MacArthur é um excelente material de apoio ao estudo sério das Escrituras.

Bem documentada e organizada ela traz em suas páginas rápidos comentários relevantes, bíblicos, que ajudam ao leitor na melhor compreensão do texto bíblico.

Indicação

Esta Bíblia é indicada à todos cristãos, especialmente àqueles que amam o estudo sério das Escrituras.

Pastores e estudantes de teologia, serão enriquecidos e desafiados com os estudos apresentados nesta Bíblia.

Ficha Técnica
Autor: John MacArthur
Editora: Sociedade Bíblica do Brasil
Formato: 17,0 x 23,5 cm - 2.048 pg
Edição 2011


Acesse a loja Biblioteca Evangélica e compre o livro agora:
Bíblia de Estudo MacArthur

sábado, 3 de março de 2012

DEUS, CASAMENTO E FAMÍLIA

Reconstruindo o Fundamento Bíblico


Vivemos uma crise no que diz respeito ao casamento e à família e somente com um retorno ao fundamento das Escrituras poderemos ter a esperança de recuperar essas instituições. A fim de fornecer um tratamento bíblico e integrado desses temas, os autores examinam o que a Bíblia diz sobre os propósitos que Deus tem para homem e mulher tanto no casamento quanto na vida familiar. Essa análise abrange tópicos como casamento, criação de filhos, solteirismo, homossexualidade, divórcio, novo casamento, contracepção, aborto, o papel de cada sexo e liderança no lar. Portanto, este livro é essencial para todos que buscam uma visão bíblica e uma resposta para os complexos desafios que nossa cultura lança às intenções de Deus para o casamento e a família.

Avaliação

Köstenberger e Jones fazem neste livro uma excelente pesquisa e exposição bíblica sobre o conceito teológico da família. Nos capítulos que se seguem encontramos estudos que tratam da base bíblica para o casamento, análises do casamento no Antigo e Novo Testamento, criação de filhos, infertilidade e reprodução assistida, solteirismo, homossexualismo, divórcio e novo casamento, o papel de liderança do homem no lar e na igreja.

Além de tudo isso existe ainda uma seção intitulada "recursos adicionais de estudo", apresenta textos servem de recursos para aqueles que desejam aprofundar-me mais nos temas tratados, material este que poderá ser usado individualmente ou em grupo.

Indicação

Este é um excelente livro que trata do conceito teológico da família. Bem documentado, os autores apresentam de forma bíblica o conceito da família nas Escrituras.

Todos os crentes que procuram aprender os conceitos bíblicos fundamentais do casamento.
Um livro que coloca o casamento em seu devido lugar.

Ficha Técnica
Editora: Vida Nova
Autores: Andreas J. Köstenberger e David W. Jones
Formato: 16 x 23 cm - 328 pg. - brochura
Edição: 2011

sexta-feira, 2 de março de 2012

PREGAÇÃO BÍBLICA





A pregação é verdadeiramente bíblica quando:
(a) a Bíblia governa o conteúdo do sermão e quando
(b) a função do sermão é análoga à do texto. 
Em outras palavras, a pregação é bíblica quando ela comunica uma palavra de caráter bíblico num modo igual ao da Bíblia.


Sidney Greidanus em O Pregador Contemporâneo 
e o Texto Antigo, Cultura Cristã, p.25

NOVO DICIONÁRIO DE TEOLOGIA BÍBLICA

O Novo Dicionário de Teologia Bíblica é uma ferramenta essencial para estudantes, pregadores e pastores, assim como para acadêmicos e leitores que procuram uma melhor compreensão do ensino da Bíblia.
Eis alguns aspectos importantes:
. uma ferramenta para entender as partes da Bíblia em relação ao todo;
. escrito por uma equipe internacional de 125 colaboradores de cinco continentes;
. artigos acessíveis e ao mesmo tempo acadêmicos, incluindo tratamento aprofundado de assuntos-chave;
. bibliografia criteriosamente selecionada;
. sistema de referência cruzada fácil de usar;
. diagramação ampla e clara.

Avaliação


Dicionário de Teologia Bíblica é um ótimo livro de referência    na área da teologia bíblica. Ele está divido em três partes: a primeira contém artigos sobre os temas mais importantes da teologia bíblica; a segunda parte faz uma análise da teologia bíblica nos livros individuais; a terceira parte conclui o livro com diversos temas teológicos relevantes.


Para aqueles que estão se aprofundando no estudo da Teologia Bíblica, este livro supre uma lacuna importante em nossas prateleiras.

Indicação


Este é um livro de referência que ajudará muitos pastores, professores, estudiosos que queiram se aprofundar mais no estudo das Escrituras.  

Sua linguagem é simples, mas pressupõe que seus leitores conheçam algo da linguagem e temas tratados no livro.

Ficha Técnica:
Autor: 
T.Desmond Alexander & Brian S. Rosner
Editora: Vida
Formato: 24x19cm - 1268 - Capa Dura
Edição: 2009

quinta-feira, 1 de março de 2012

O CÂNON DAS ESCRITURAS


Como os livros da Bíblia vieram a ser reconhecidos como Escrituras Sagradas?

Após dezenove séculos, o Cânon das Escrituras ainda continua a ser questão de debate. Protestantes, católicos e ortodoxos, têm uma coletânea de livros um tanto distinta uns dos outros. Até o próprio reformador Martinho Lutero questionou a inclusão do livro de Tiago nas Escrituras, bem como, muitos cristãos hoje em dia, mesmo afirmando que a autoridade dos livros da Bíblia, tendem a confiar em apenas alguns livros, tem seus livros favoritos e ignoram os demais.

Avaliação

F. F. Bruce foi um dos grandes eruditos do Novo Testamento que devotou sua vida ao estudo e exposição das Escrituras. 


Este livro é bem documentado, relevante e atual. Ele mostra como os livros foram compostos e reconhecidos como canônicos, as maiores discussões históricas a esse respeito e quais os critérios adotados para a escolha destes livros.

Os capítulos são curtos e contém uma boa bibliografia e notas de rodapé que podem ser consultados para maiores informações.

Indicação

Pastores, professores e seminaristas terão nesta obra um excelente livro de pesquisa em Bibliologia e Hermenêutica.

Professores de Escola dominical e crentes que amam as Escrituras serão desafiados a se aprofundar ao conhecer como Deus soberanamente projetou e preservou o texto sagrado.

Ficha Técnica
Autor: F. F. Bruce
Editora: Hagnos
Formato: 16 x 23 cm - 304 pg. - brochura
Edição: 2011

veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...