quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Caracteristicas de um bom professor - Disciplinado 2 Parte


Há alguns meses escrevi sobre a vida disciplinada.

Agora, gostaria de falar um pouco de como isso pode ser aplicado à vida do professor crente em Cristo.

Seu Estudo Pessoal

O estudo diligente faz parte de todo o professor. Estudar faz parte da vida de um bom professor.

Todos sabem que estudar é um desafio e muitas vezes em nossa vida corrida e agitada, parece que não sobra muito tempo para estudar.

Gostaria de compartilhar algumas dicas simples que podem nos ajudar em nosso tempo de estudo.

Tenha sempre um livro para ler

Nos últimos anos muitos livros foram lançados pelas editoras brasileiras. Muitos deles questionáveis, mas outros muito bons.

Se você quer sempre aprender mais, reserve sempre um bom livro para ler. Vá a sua livraria de preferência e escolha um bom título.

Em nosso site há várias dicas de livros que já foram lançados e que podem lhe interessar.

Aproveite os espaços em seu dia

Ao longo de nossos dias, sempre temos um espaço de tempo onde podemos investir em alguma leitura. Eu costumo chamar isso de espaços que eu tenho durante o meu dia, como por exemplo, filas de banco, salas de espera, ônibus, metrô, ou seja, locais onde você tem um certo tempo ocioso e pode investir em leitura.

Reserve tempo para estudar

Mesmo que você não esteja dando aula, reserve um tempo por semana onde você vai estudar. Neste período, procure um lugar tranquilo, onde você possa sem pressa, estudar um assunto que é importante para você.

Escolha um local de sua casa onde você não vai se distrair com nada e pode estudar. Para isso, faça um planejamento semanal, das suas atividades, onde você reservará esse tempo para isso.

Aprenda a fazer anotações

Aprenda a anotar coisas que lhe chamam a atenção em seus estudos, em suas leituras, etc. Crie o hábito de anotar as mensagens que ouve em sua igreja. Esta disciplina nos ajuda a nos concentrar em pensar nas implicações do que ouvimos. Com ela, podemos refletir sobre elas durante a semana e podemos ter um bom acervo de estudo que podemos consultar sempre que precisarmos.

Descanse

Muitas vezes percebo que não rendo tudo o que poderia por estar muito cansado. E este cansaço decorre de um mau uso de meu tempo. Nessas horas tenho que me disciplinar e dormir mais cedo, ver menos TV. O descanso nos ajuda a repor as forças para o dia seguinte e para a semana que se inicia. As vezes, fazer algo que não está em nossa rotina de trabalho é uma boa maneira para descansarmos a mente, tais como lavar a louça, ajudar na arrumação da casa, coisas assim.

Aprenda a usar uma agenda

Não deixe as coisas em sua mente, anote em sua agenda.

A agenda é um excelente instrumento de organização do tempo. Com ela podemos ver como vamos nos organizar no dia, na semana, no mês, e ao longo do ano. Ela nos ajuda a ver como estamos usando o nosso tempo e como podemos usá-lo melhor. Ela nos ajuda a nos disciplinar e priorizar o que é realmente importante. Ela te ajuda a dizer não para compromissos desnessários e eventos que as pessoas querem impor a você.

Bem estas são algumas dicas. Espero que elas o ajudem e em seu estudo pessoal.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial