quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Como Escolher um Livro - 4


Continuando nas dicas para a escolha de um bom livro vamos dar mais algumas dicas.

Não compre o livro somente pela capa

Geralmente a maioria das editoras tem um cuidado todo especial com a capa de um livro. Desde a escolha do título mais apropriado, o design, tamanho da fonte, dentre outras coisas.

Boas capas não garantem bons conteúdos. Elas podem ser muito bem feitas, serem atraentes, mas o seu conteúdo pode ser pobre ou mesmo ruim.

Isso não quer dizer que bons livros não tem boas capas. Ou mesmo que sou contra o capricho nas capas. Muito pelo contrário, creio que ambos podem e devem estar juntos. Mas somente a capa não garante o bom conteúdo.

Não compre o livro pelo nome do autor

Há livros em que o autor não escreve tão bem quanto outro, ou outros livros que ele já tenha escrito no passado.

Há livros que eu poderia dizer que são requentados, ou seja, ele escreveu um livro muito bom e os outros são variações do mesmo tema, com pouco conteúdo novo.

Procure analisar, como já descrevemos acima, o conteúdo do livro que tem em mãos.

Não compre porque simplesmente ele é bem vendido

Livros que são bem vendidos nem sempre são bons livros em conteúdo teológico. É claro que isso não é uma regra, mas geralmente tais livros falam daquilo que as pessoas querem ouvir, e não daquilo que as pessoas precisam ouvir. Como temos um mundo evangélico muito heterogêneo, temos que ter cuidado com tais literatura.

Novamente, isso não é regra, pois existem bons livros que vendem bem e tem um bom conteúdo. Como acima, vale a dica de analisar o livro com mais cuidado.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial