segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Como Escolher um Livro - 3

Eis mais algumas dicas de como escolhe um livro

Leia algumas partes do livro que mais lhe chamam a atenção.

Depois de ler o prefácio e dar uma olhada no sumário, escolha um capítulo para ler alguns parágrafos.

Isto ajuda a perceber como o autor lida com o assunto, a sua maneira de escrever e explorar o tema.

Não é necessário ler o capítulo inteiro mas algumas partes. Esta leitura de relance e com atenção ajuda muito na escolha da leitura.

Procure outros livros no mesmo tema

Geralmente as livrarias separam os seus livros por tema. Então esta é uma boa oportunidade para olhar outros livros que também tratam do mesmo tema. As vezes o livro pode ter uma apresentação mais simples (capa, diagramação, etc), mas o seu conteúdo é muito valioso.

Olhe com cuidado, compare os temas abordados, conteúdo e como ele é desenvolvido.

Repare como ele aborda as Escrituras

O fato de um livro ser chamado evangélico, não o torna doutrináriamente são. O fato de ser recheado de versículos não o torna bíblico. Não é incomum encontrarmos livros com muitos textos bíblicos e pouco conteúdo. Muitas passagens e a maioria delas mau usada e aplicada.

Portanto, a ter um livro em mãos, seria importante notar como ele usa as Escrituras, ou melhor, como ele a aborda e a interpreta.

Bons livros fazem boas exposições do texto bíblico, mostrando como ele está inserido em seu contexto cultural, histórico e gramatical. Ele sabe usar os textos bíblicos de forma apropriada.

Bons livros seguem alguns princípios simples de interpretação:
  • A Bíblia interpreta a Bíblia
  • Os textos bíblicos devem ser entendidos dentro do seu contexto
  • Há somente uma interpretação e várias aplicações.
  • Não existe uma mensagem escondida por trás das palavras, antes, elas devem ser entendidas normalmente, ou seja, da forma como foram escritas.
As grandes confusões teológicas acontecem por causa de uma má interpretação das Escrituras e uma péssima aplicação.

Bem estas são algumas dicas, elas não são completas mas ajudam na escolha do livro. Elas não garantem que você não vai se decepcionar com o livro, mas o ajudam a identificar com mais calma e conhecer um pouco mais da literatura que está em suas mãos.

Bem, como vocês mesmos viram nem sempre é tão simples escolher um livro. Mas eu espero que estas simples dicas o ajudem na escolha dos seus próximos livros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial