quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Filhos, uma herança do SENHOR


Gostaria de fazer algumas reflexões a respeito do grande presente que Deus nos deu, a paternidade.

Meu desejo é refletir a respeito de algumas considerações importantes das Escrituras e pensar em algumas práticas que deveriam marcar um pai pieodoso.


Ser um pai piedoso é um desafio enorme, talvez o maior desafio confiado por Deus ao homem.  Gostaria de começar pensando com uma importante advertência: Não faça de seu filho um bibelô. 

Esta frase ouvi outro dia enquanto o pastor orava na apresentação de mais uma criança em nossa igreja.
 

Ela é simples, direta, contendo uma séria advertência aos pais, especialmente com crianças mais novas.

Mas, como um pai poderia fazer de seu filho um bibelô?

Creio que podemos pensar em algumas formas e ações que os pais fazem, muitas vezes sem reflexão, com os seus filhos. Consideremos algumas delas:

1) Exibir o filho como um "troféu" diante dos amigos e parentes
 

A chegada de um filho é uma das maiores alegrias que um homem tem na vida, alegria comparável à conversão, ao casamento. Os meses de espera durante a gravidez são marcantes, com suas novidades, expectativas, espera.

Quando ele nasce, a alegria daqueles momentos jamais serão esquecidas. Alegria esta compartilhada com amigos, parentes, irmãos em Cristo. Nesse momento queremos mostrar a todos nosso filho, queremos compartilhar esta alegria e aí muitas vezes fazemos deste incrível momento, um momento de glória pessoal, de conquista, ou qualquer coisa parecida. Sem pensar, exibimos nosso filho como exibiriamos um troféu.

2) Tratar o filho como se fosse a aquisição mais nova da casa.
 

Outra forma sutil de tornar nosso filho um bibelô é tratá-lo como se fosse uma nova aquisição do casal, da família.
 

Isto acontece quando nossa forma de agir para com ele, baseia-se tão somente nele, ou em torno dele e para ele. Na verdade, o problema está nos pais, que desejam e agem a partir de seu filho. Eis alguns exemplos:
 

a. Preocupação excessiva com o bem estar de seu filho a ponto de deixar de fazer e/ou participar da comunhão em sua igreja local.
 

Não me refiro aqui a alguns cuidados que o pai precisa ter com seu filho, mas àquele exagero que faz com que ao menor espirro, faz com que os pais deixem de ir à igreja, visitar um amigo, participar de algum evento e assim por diante. 

b. Não envolver-se com outras pessoas da igreja, fechando-se no mundo de seu filho.
 

A chegada de um filho demanda muitos afazeres que precisam ser cumpridos, tais como, alimentação, higiene, horas de sono, etc. Uma criança é muito dependente de seus pais e requer um investimento grande deles em sua vida. Apesar disto, a vida na igreja e com a igreja continua. Os pais piedosos devem desde pequenos envolverem seus rebentos na igreja. Para isso, precisam e devem envolvê-los juntamente com eles na vida da igreja, não deixando de congregar, de terem os seus ministérios (mesmo que momentâneamente mais restritos).

Mas, o que fazer? Quero sugerir uma alternativa para pensarmos juntos. Isto faremos em um futuro post. Por hora, avalie-se e veja como você entende a paternidade em sua vida, pois eles não são nosso brinquedinho, antes são uma herança do SENHOR (Sl 127.3) confiadas ao nossos cuidados por Deus.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial