A oração é uma das diciplinas mais importantes para a vida do cristão. Ao mesmo tempo é envolta em nossos dias de muita controvérsia e enganos.
Em poucas palavras orar é conversar com Deus.
Por meio da oração podemos nos aproximar de Deus, mostrar o que se passa em nós e em nossas vidas. A oração não muda a Deus mas nos leva diante dEle onde podemos expor o que passamos.
Existem pelo menos três bons motivos pelas quais devemos orar:
1) Deus ordenou que orássemos - 1 Ts 5.17
2) Jesus em seu ministério orou - Lc 11.1
3) Deus espera que oremos - Mt 6.5-9
A oração é a expressão de comunhão do homem regenerado com Deus e pode ser feita em diversos ambientes, tais como quando estou dirigindo, digitando algo no computador, ao lavar louça, etc.
Ela é importante pois com ela aprendemos muito de quem somos e que precisamos sempre dEle para nos orientar e dirigir nossas vidas. Nela revelamos nossa total depedência de Deus.
Estude com ele as grandes orações dos homens piedosos da Bíblia, tais como Abraão (Gn 18); Moisés (Nm 12); Salomão (2Rs 3); Neemias (Nm 1); Paulo (Ef 1;3) dentre tantos outros. Veja como eles oraram e aprenda com os exemplos que deixaram.
Ao orar não procuramos moldar Deus com nossos anseios, antes, ela nos ensina a moldar-nos segundo os propósitos e princípios deixados por Deus. Sendo assim, a oração molda-nos e nos faz homens mais parecidos com Cristo.
Estas perguntas nos ajudam a pensar sobre nossas orações:
* O que estou pedindo e/ou falando com Deus se amolda com a sua vontade revelada nas Escrituras?
* Existe algum princípio que violarei com isto que tanto desejo?
* Isto fará com eu seja mais parecido com Cristo e identificado como um homem piedoso?
* É sábio?
* Entendo que Deus soberanamento pode não me atender e mesmo assim ficarei contente com sua provisão?
Creio que estas perguntas nos ajudariam bastante e são úteis para nos direcionar em nossas orações.