terça-feira, 13 de abril de 2010

O Papel da Igreja neste Mundo


Qual o papel da igreja na sociedade? O que ela é e deve fazer? 

Se acaso perguntássemos a vários crentes: "qual o papel da igreja?" talvez teríamos uma grande variedade de respostas, como por exemplo: 

  • A igreja existe para louvar a Deus;
  • A igreja existe para consolar as pessoas e dar esperança;
  • A igreja existe para trazer a justiça social;
  • A igreja existe para levar o evangelho aos perdidos;
  • A igreja existe para ser um farol na comunidade;
  • A igreja existe para apoiar causas nobres;
Existe muita confusão a respeito do  papel da igreja neste mundo, o que e como ela deve se comportar. 

O que a Bíblia tem a dizer? O Senhor Jesus, seu fundador e fundamento apresenta na grande comissão o que ele esperava da igreja. Vejamos:

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século." - Mateus 28.19-20
Este é um dos últimos encontros do Senhor Jesus com os seus discipulos, antes da Sua ascenção na Galiléia. Encontramos aqui de forma simples o plano de Deus para a sua igreja.

Encontramos neste texto tanto a razão fundamental pela qual a igreja deveria trabalhar. Existem aqui quatro verbos importantes: ide, fazei discipulos, batizando, ensinando.

Quando estudamos a língua grega, descobrimos que este texto possui na verdade um imperativo e três partícipios. O verbo  é "fazer discipulos" Ele se encontra no imperativo; os outros verbos (particípios) são consequências do primeiro. 

Muitas igrejas tem caído no erro de imaginar que o seu papel se resume a evangelizar, entendendo que a grande comissão se resume a isso.  Evangelizar é fundamental e importante, mas dentro da grande comissão, ele é parte de um todo.  Ir e compartilhar as boas novas fazem parte do propósito da igreja, mas não cumprem totalmente o seu papel. Quantas igrejas estão domingo após domingo "evangelizando" os seus membros e se esquecendo de alimentá-los com a verdade.


O Senhor Jesus neste texto apresenta o seu projeto e plano para sua igreja. Este projeto tem um alvo que são realizados por três digamos subalvos. Fazer discipulos é o grande projeto de Cristo, evangelizar, batizar e ensinar completam o conceito de fazer discípulos.

Fazer discipulos que sejam seguidores dEle, que procurem em sua vida assemelharem-se a Ele (Rm 8.29-30).

Foi isso que Jesus fez em seu ministério aqui na terra. Ele veio ao mundo, se envolveu com pessoas, levou-as a um compromisso com Deus e as ensinou. Este processo que Ele fez com os seus a partir daquele momento deveria ser reproduzido na vida de outras pessoas por meio dos discipulos de Cristo.

Portanto, nossa vida aqui na terra deveria refletir este propósito divino. Nossas igrejas deveriam avaliar suas práticas e perguntar como cumprimos esta comissão.

Creio que Jesus deixou em seu ministério registrado nas páginas dos Evangelhos diversas orientações e exemplos práticos de como podemos e devemos cumprir esta missão ordenada por Ele a sua igreja.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial